sábado, 18 de junho de 2011

ROTEIRO DO SEGUNDO CAPÍTULO DE REPÚBLICA



Assim como no primeiro capítulo, esperamos a sua participação! Com base nos comentários postados adaptaremos o roteiro para posteriormente ser gravado. Deixe suas opiniões, críticas e sugestões, elas são fundamentais para a construção da história de "República", a webssérie que tem a sua cara.

 "REPÚBLICA"
SEGUNDO  CAPÍTULO


REPÚBLICA – INT – QUARTO DO FÁBIO - DIA
Fábio está colocando seus pertences na mochila. Está muito abatido e machucado. Ana está ao seu lado bem aflita.

Fábio
Fazer o quê? Ele não me quer mais aqui.
Ana
Mas você vai pra onde?
Fabio
Vou pro mundo...
Ana
Mas... Eu não vou ficar aqui sem você.
Fábio
Não! Fica aqui! Eu vou arrumar o dinheiro e depois disso, tudo vai melhorar.
Fábio dá um beijo em Ana e sai rapidamente do quarto

ENFERMARIA DO HOSPITAL – INT – DIA
Sara tira o celular do bolso e liga para sua mãe, Joana.
Sara
Mãe. Tivemos um problema... Estou com a Íris no hospital...
Não, não... Está tudo bem... Pode vir me buscar?

REPÚBLICA – INT – SALA - DIA
Fábio caminha em direção a porta. Rodrigo está próximo da porta com olhar de poucos amigos.
Fábio
(chateado) Vou ver se consigo o dinheiro e trago pra vocês
Rodrigo olha para Fábio, faz cara de menosprezo e vira o rosto.
Fábio sai de casa e bate a porta.
Rodrigo
(abatido) Caramba!!!
 Rodrigo dá um murro na parede

CASA DE SARA – SALA – INT – DIA
Íris e Sara estão na sala da casa bem machucadas, com hematomas e faixas no braço.
Joana, mãe de Sara, aparece com olhar preocupado e chama sua filha.
Joana
Precisamos conversar
Íris olha pra Joana desconfiada.

REPÚBLICA – INT – COZINHA - DIA
Sandra está de pé na frente da pia coando café. Coloca um pouco em uma xícara e serve Rodrigo. Rodrigo está sentado em uma cadeira próxima a pia, ele está bem triste. Rodrigo e Sandra já estão arrumados para irem trabalhar. Sandra olha de forma meiga para Rodrigo e diz.
Sandra
Pelo menos a luz a gente arranjou grana para pagar.
Rodrigo
Como?
Sandra
Eu e a Ana assaltamos uma velhinha
Rodrigo
Ahã?
Sandra
Brincadeira! Eu tinha uma merreca
Eles pegam suas mochilas e saem. A porta da República se fecha.

CASA DE SARA – QUARTO – INT – DIA
Joana
Então quer dizer que vocês sofreram um ataque?
Sara
É mãe, aqueles filhos da puta que não tem o que fazer...
 Joana
(irritada a interrompe) Mas porque vocês estavam se beijando em um lugar público?
Sara
(explicando) Mas isto é tão normal! Todo casal faz isto...
Joana
Filha, foi difícil até pra mim entender vocês, imagine pros outros.
Sara
Mas mãe...
Joana
Filha, eu estou muito preocupada com você e no momento acho que a melhor coisa é vocês se afastarem.
Sara
(brava) Me afastar? Você quer que eu me afaste de quem eu amo?
Joana
(descontrolada) Filha, você não entende.
Sara
(irônica) Quem não entende é você!
Joana
Eu não vou permitir que nada te aconteça. Nem que pra isto eu tenha que te separar dela.  Esta casa é minha e aqui mora quem eu quero! Segunda-feira eu quero ela fora daqui!
Sara
 (descontrolada e chorando) Quer saber? Você é egoísta!
Joana
Eu estou fazendo isto porque eu te amo.
Sara
Ama? Você não sabe o que é amar... Você nunca amou ninguém.
 Sara sai chorando
Joana também chora, e senta na cama.

REPÚBLICA  SALA – INT – NOITE
Ana em pé andando de um lado para o outro com o celular na mão.

RUA DE SÃO PAULO – EXT - NOITE
O celular de Fábio está no bolso e toca, mas, ele não percebe.
 Ana
Ele não atende... Merda!
Ana desiste.

RUA DE SÃO PAULO – EXT - NOITE
Fábio andando bêbado sem destino com uma garrafa de vodka na mão. Passa um carro buzinando ao seu lado. Fábio mostra o dedo do meio.

CASA DE SARA – QUARTO – INT – NOITE
Íris está dormindo no quarto. Sara está usando o MSN (pelo celular), e conversa com Sandra.
Sara
E aí como está a vida na nova casa?
Sandra
Ah, ta legal... Tirando as brigas dos meus amigos.
Sara
Entendo. Ontem eu a minha garota estávamos na rua e fomos atacadas por uns malucos.
Sandra
Nossa! Como assim?
Sara
Minha mãe achou melhor a Íris sair daqui de casa, aí eu discuti com ela... Uma merda...
Sandra
Tenso hein... Aqui na nossa casa também teve uma pessoa que saiu hoje, o Fábio que namora a minha amiga Ana.
Sara
Foda isto... Sandra. Acha que a Íris poderia ocupar o lugar do namorado da Ana?
Sandra
Não, acho que a Ana ainda prefere o Fábio
(risos)
Sara
Ah! Besta! Falo pra ela morar aí com vocês...
Sandra
Eu vou ver direitinho e amanhã te falo, vou desconectar, tchau.

RUA DA REPÚBLICA – EXT - NOITE
Rodrigo chega dirigindo um fusca. Ele estaciona, sai do carro. Fecha a porta e olha a placa de "vende-se" no vidro do carro.

REPÚBLICA – INT – SALA – NOITE
Rodrigo chega e joga a blusa no sofá. Sandra vai falar com ele. Ana entra na sala.
Sandra
Rodrigo, eu conheço uma pessoa que está precisando de um teto pra morar... Será que ela pode vir morar com a gente?
Rodrigo faz cara surpreso.
(Gritando) Ana
Quer dizer que vocês já querem colocar alguém no lugar do Fábio?
Rodrigo
Não é colocar alguém no lugar do seu namoradinho. É colocar alguém que possa nos ajudar a conseguir grana pra pagar esta porra de aluguel.
Ana
Façam o que quiserem, mas eu também moro aqui e sou contra!
Rodrigo
Se você é contra isto não é problema meu.
Você tem ai uns 900 reais?
Não tem né? Então fica na sua... sua metidinha de merda!
Rodrigo vira para Sandra           
Rodrigo
Sandra confirme com sua amiga porque o fim do mês está chegando.
Rodrigo faz sinal de dinheiro com a mão.
Rodrigo olha para Ana com expressão bem séria.
Ana irritada baixa a cabeça e morde os lábios. E sai da sala.

RUA QUALQUER – EXT  DIA
Fábio está deitado em um banco da praça, de repente chega um carro com um som alto. Nele estão o traficante e seus amigos, eles descem e o traficante vai falar com Fábio.

 Traficante
E ae “boyzão” dormiu no relento hoje?
Fábio
(assustado) O que você quer? Já te paguei cara...
Traficante
(Irônico) Calma! Tá agressivo por quê? Eu só quero te fazer uma proposta.

REPÚBLICA – INT – SALA – MANHÃ
Rodrigo e Ana estão sentados no sofá esperando, quando a campainha toca.
Rodrigo levanta e abre a porta
Íris
Oi, aqui é a República!
Rodrigo
Você é a Íris ?
Íris balança a cabeça com sinal afirmativo
Rodrigo
Muito prazer, eu sou o Rodrigo e ela é a Ana
Íris cumprimenta Rodrigo e Ana com beijos no rosto. Íris dá uma olhada indiscreta para as pernas de Ana, secando ela de cima para baixo.
 Rodrigo
(chamando) Íris...
Íris toma um susto e para de olhar para as pernas de Ana.

RUA QUALQUER – EXT – DIA
Traficante e Fábio estão conversando
 Fábio
Não quero comprar nada.
Traficante
Não é comprar! É vender, seu vacilão.
Fábio faz uma expressão de dúvida
Traficante
Você não entendeu mano... A idéia é a gente fazer uma parceria. Tu vende uns frango pra playboizada da tua faculdade e será bem remunerado.
O traficante fica com uma expressão de satisfação.

CONTINUA...


DEIXE SEUS COMENTÁRIOS!
É com base neles que os rumos dessa história serão mudados.
Faça parte dessa república.

13 comentários:

  1. Bem....Olhei mais ou menos o roteiro (pra nao falar que olhei todo).... Sincramente, no meu ponto de vista os dialogos estão fracos... Ao menos do começo e na conversa entre mae e filha...
    A garot acabou de sofrer um ataque (pelo que eu entendi) e a mãe fala com ela tranquilamente"...(Tenta transformar o dialogo delas em uma coisa mais "emocionante" do tipo...(MAE PREOCUPADA QUE NÃO PENSA EM MAIS NADA, DO QUE SUA FILHA)....

    E no começo o cara está saindo de casa, está praticamente sendo expulso... "VOU PRO MUNDO" é um dialogo fraco...tenta algo do tipo.. Não sei pra onde eu vou, mas se não conseguir o dinheiro, aqui é que eu não vou ficar (EXEMPLO ESTUPIDO , mas mais ou menos nessa faixa =P)

    ResponderExcluir
  2. Foi o Japa que escreveu AUHAuAHUahuaHauhAUHa

    ResponderExcluir
  3. Meninos,analisando como telespectadora acho que falta emoção....as conversas precisam de mais audácia pra aumentar o realismo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi meninos! Adorei o roteiro. Porém acho que vcs deveriam colocar mais dramatização, mais emoção nos dialogos. E sem contar que há erros ortograficos. Releem o roteiro e vejam os erros. Do mais está tudo ok! SUCESSO SEMPRE! Beijos, Laila

    ResponderExcluir
  5. Concordo com o Japa...mas eu li o roteiro inteiro, linha por linha. Está faltando impacto maior. Algumas palavras e expressões que definam melhor a situação.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Gostei!A ideia tá muito boa,são situações contemporâneas, porém, falta emoção. Os diálogos não "casam" com as situações, que são bem tensas. Quando o Rodrigo fala "Vou pro mundo", isso parece refrão de música pop, e essa NÃO é a proposta de "República". Quando a Sara liga pra mãe, a garota me pareceu muito calma.A discussão entre a Joana e a Sara não me convenceu, brigas entre mãe e filha são explosivas, e a Sara podia falar que a mãe é hipócrita, que na verdade ela é uma lésbica que não teve coragem de assumir...
    A questão do ataque sofrido pela Sara e a Íris tá legal...
    Outra coisa, releiam o texto...tem muitos erros...na primeira vez que li, prestei mais atenção nos erros, no que na história!me coloco à disposição, caso queiram que outra pessoa faça isso.
    Mas parabéns, a idéia é muito boa mesmo!
    Bjs e boa sorte!

    ResponderExcluir
  8. Observações:
    - Acho que tem muitas mudanças de nucleos, e fica muito vago a cena. não seria legal curtir mais a cena?
    - O bate papo das meninas por msn – qual a ideia de vcs, pra o telespec saber o teor da conversa? E quando a Sara conta pra Sandra que foram atacadas. Sandra diz: Nossa! Como assim? A Sara desconversa e fala o que a mãe dela fez... deu a impressão que ela quiz esconder a motivo da surra, mesmo tendo um caso assumido.
    - o diálogo da Sara com a Sra. Joana, sua mãe. Tá sem emoção. Apesar da mãe ter aceito que sua filha seja homossexual.

    No mais, ta indo td bem... minha humilde opnião
    Abç
    Edu Fontenele

    ResponderExcluir
  9. A equipe Três Lentes Produções pede desculpas pelos erros ortográficos do Roteiro do Segundo Capítulo. Já corrigimos os erros e agradecemos a colaboração de todos.

    ResponderExcluir
  10. Gostei da história, acho que pode melhorar bastante mas vcs estão no caminho certo!

    ResponderExcluir
  11. Oi, acho que vcs têm que descrever melhor como o personagem está empreendendo a ação. Ex: Fábio está colocando seus pertences na mochila. Como? Apressado? Aflito? Ele arremessa as coisas dentro da mochila? Ou põe devagar? Ele tá com os olhos vermelhos de raiva? Tá resmungando baixinho? A invés de dizer "Vou pro mundo", ele podia dizer: "Sei lá...vou me virar por aí. Só sei que aqui eu não fico mais. Depois que eu arranjar dinheiro eu venho te buscar!".
    A cena em que a Joana vê a filha e a namorada machucadas, ela fica calma demais. Olhar preocupada? Eu ficaria apavorada, chocada e brava. Ponham mais raiva nessa mulher..."Ninguém mandou se beijarem em local público. Bem-feito pra vcs, isso aí não é normal, tudo tem limite!"
    "Na segunda-feira eu quero essa fulaninha fora daqui!".
    Enfim...essa caixa de comentários é pequena demais pra tanta sugestão, rsrs. Obrigada, abraços.

    ResponderExcluir
  12. gostei da trama até mesmo porque é real na nossa sociedade, e por ser passivel de informação.
    muitas pessoas se prendem na inocência de que seus filhos e outros parentes estão longe das maldades e situações como casais do mesmo sexo por estar dentro de uma repúlica e podem até acrescentar envolvimentos de alunos com professores e drogas que são bem comum hoje em dia nestes tipos de locais.

    Abçs

    ResponderExcluir
  13. O traficante deve ter o perfil de analitico. Um cara que só analisa a situação e a usa em seu favor. Assim ele explora o playboy do Fábio...


    Do Batis

    ResponderExcluir