sexta-feira, 8 de abril de 2011

NO AR O ROTEIRO DO PRIMEIRO CAPÍTULO DE "REPÚBLICA"

Vejam o roteiro do primeiro capítulo de "República", a webssérie que tem a sua cara!!!

Deixem seus comentários e sugestões, pois elas podem mudar o rumo da estória de "República".
REPÚBLICA
PILOTO 
(Este roteiro é proibído para menores de 18 anos)


INT. SALA DA CASA DE ANDRÉ. NOITE
Sofia (mãe de André) desfere um tapa na cara de Sandra (namorada de André) que tenta revidar, mas André segura sua mão. Ronaldo (pai de André) chega de ceroula na sala.
RONALDO
(assustado) O que está acontecendo?
Sandra chorando muito, furiosa, se livra das mãos de André e parte para cima de Sofia. Sofia lhe dá outro tapa na cara.
SOFIA
Fora da minha casa sua vagabunda!
Ronaldo puxa Sofia e a segura.
RONALDO
Larga de ser louca mulher! Por que “cê” ta batendo na garota?

INT. SALA REPÚBLICA. DIA
Fábio e Ana estão aos amassos no sofá. Rodrigo entra na sala, com cara de bravo, joga uma bola de papel nos dois e sai.
ANA
(assustada) O que é isso?
Fábio desamassa o papel, onde se pode ler "Ordem de Despejo".
FÁBIO
(com um sorriso sarcástico nos lábios) “vixi...fudeu!”

INT. QUARTO DE ANDRÉ. DIA
Sandra gritando com André, chorando, enquanto arruma suas coisas em uma mala e uma mochila.
SANDRA
Eu te falei André, que esse "lance" de morar na casa de seus pais ia dar "merda"!
ANDRÉ
(tentando acalmá-la) Amor...vamos tentar resolver isso na boa.
 Sofia grita com Ronaldo na sala. André e Sandra ficam em silêncio para ouvir o que Sofia diz. Sandra ainda chora e está muito assustada.
SOFIA (OFF)
Eu te falei que isso não é mulher para nosso filho, Ronaldo! Mulher que diz que vai para a faculdade e fica pelos "botecos" até tarde da noite, no meio de um monte de macho, sabe se lá fazendo o que. Esse tipo de mulher na minha terra tem um nome, "puta" e o homem que se mistura com ela ta pedindo pra ser "corno".
RONALDO (OFF) 
Calma mulher!
Sandra olha no olho de André e começa a falar e gesticular muito.
SANDRA
"Na boa?!" "Na boa André?!" “cê” ta louco?! “cê” não ta ouvindo, não?! A sua mãe não passa de uma vaca, preconceituosa! Sabe o que eu deveria fazer agora? Ir até uma delegacia e fazer um "B.O." contra ela por agressão.

INT. COZINHA DA REPÚBLICA. DIA
 Fábio, Ana e Rodrigo estão sentados em volta da mesa, conversando. Rodrigo com uma calculadora faz contas.
RODRIGO
(Furioso) Que "porra" você fez com o dinheiro que eu te dei pra pagar a "merda" do aluguel? “Hein” Fábio?

FLASH-BACK
EXT. BAR QUE AS MESAS FICAM NA CALÇADA. NOITE
Fábio está em um bar com mais dois caras. À mesa está repleta de garrafas de cerveja no meio, uma garrafa de uísque de uma marca bem cara, e algumas latas de energético.

FLASH-BACK
EXT. UMA "VIELA" DESERTA. NOITE
Fábio conversa com um traficante.
FÁBIO
"E ae" "moleque", "beleza"?
TRAFICANTE
"E ae" é o "caralho", "vacilão"! Trouxe meu dinheiro?
Fábio coloca a mão no bolso e tira três notas de cinquenta reais e mostra para o traficante que pega o dinheiro da mão de Fábio com violência e confere. O traficante guarda o dinheiro no bolso, saca uma pistola e coloca na cara de Fábio.
TRAFICANTE
(Furioso) É isso "ae" "boyzão", foi bom fazer negócio com "tua pessoa”! Mas, "ae" da próxima vez que “tu me deixa falando”, vou na "tua captura” e te "sento o aço"! "Ta ligado"?!
FÁBIO
(tremendo e gaguejando) não, não...be...be..."beleza" isso não vai acontecer de novo, não.
TRAFICANTE
Então, tem mais dinheiro "ae"? Vai querer mais uma "parada"?
Fábio puxa outra nota de cinqüenta do bolso.
FÁBIO
(Mais calmo) Sim... Dá aí cinco "frango" (papelotes de cocaína).

INT. COZINHA DA REPÚBLICA. DIA
Ana e Rodrigo olham para Fábio com um ar de interrogação. Fábio pressionado levanta, bate com as duas mãos na mesa e diz:
FÁBIO
(com um ar ameaçador) "Ae", eu perdi a "porra" do dinheiro. Mas, vou dar "meus pulos" e conseguir outro. "Beleza"?
Antes que Rodrigo e Ana digam alguma coisa, Fábio sai rapidamente pela porta da cozinha, batendo a porta. Rodrigo levanta para ir atrás de Fábio. Mas Ana o segura. Ana com a mão no peito de Rodrigo.
ANA
  Deixa Rodrigo, eu falo com ele!
              Rodrigo aponta o dedo na cara de Ana. 
RODRIGO
 (Nervoso) É bom mesmo que seu namorado arranje a "porra" desse dinheiro logo ou nós estamos "fudidos". Toda a "grana" que eu tinha foi "pra" "facul". Então, é bom que ele dê um jeito!
Ana já saindo atrás do Fábio.
ANA
(nervosa) Ta...ta, eu vou falar com ele. "Relaxa"!

EXT. QUINTAL DA CASA DE ANDRÉ. DIA
Sandra com uma mochila nas costas e uma mala na mão direita, anda rapidamente em direção ao portão, André a segue tentando segurá-la pelo braço.
ANDRÉ
San, espera. Vamos conversar!
Sandra evita ser tocada por André.
SANDRA
(brava) Conversar um "cacete"! E é o seguinte... Eu vou sair por aquele portão e se você continuar me seguindo nosso namoro “tá” acabado, entendeu?

EXT. MESA DE BAR NA CALÇADA. DIA
Ana e Fábio conversam. Toca o celular de Ana e ela atende.
ANA
Alô. (silêncio) oi Sandra! Por que você “tá” chorando? O que aconteceu San?
Momento curto de silêncio.
ANA
Claro! Posso sim. Fica aí que eu "tô" indo te buscar.

EXT. AVENIDA PAULISTA. DIA
Carros em movimento, pessoas andando e prédios.

EXT. MARGINAL PINHEIROS. DIA
Carros em movimento, Rio Pinheiros

EXT. PORTÃO DA REPÚBLICA. DIA
Rodrigo chega, abre o portão e pega alguns envelopes na caixa de correio, entre eles três boletos da Universidade de Santo Amaro.

EXT. CALÇADA DE UMA RUA QUALQUER. DIA
Sandra anda de um lado para o outro chorando. Na calçada há uma mala e uma mochila. Ana e Fábio chegam apressados, ambos fumando. Ana abraça Sandra que chora ainda mais, Ana solta Sandra e Fábio abraça Sandra e beija o rosto dela. Sandra se solta de Fábio e volta aos braços de Ana. As duas conversam rapidamente. Fábio pega a mala e a mochila na calçada e os três saem.

INT. SALA REPÚBLICA. DIA
Rodrigo está sentado no sofá na sala com muita raiva. A porta se abre, entram Ana, Sandra e Fábio. O olhar de Rodrigo fixa-se no de Fábio que olha no olho de Rodrigo com um misto de desconfiança e medo. Fica tudo escuro e Rodrigo dá um grito de fúria. Há barulho de objetos quebrando.
RODRIGO
Fábio seu "filho da puta"... Eu vou te "arrebentar"!

EXT. UMA PRAÇA QUALQUER. NOITE
Íris e Sara se beijam na boca apaixonadamente, um punho fechado atinge com muita violência o rosto das duas ao mesmo tempo, elas caem e em seguida ambas são agredidas com chutes por dois rapazes e uma moça.
Rapaz 1
Aqui..."beja" o bico da minha bota suas "sapatão" "filhas da puta"!

Moça
É isso "ae" suas Maria homem" do "caralho"..."Cêis num qué colar o velcro"? Então, agüenta!
Rapaz 2
Isso é pra vocês acabar com essa "putaria" "suas vadia"!
Íris e Sara no chão sob chutes e pontapés gritam:
Íris e Sara
(Em pânico) Para...para...”caralho”...não...não...socorroooo...
Neste exato momento, "black" total na tela e aparece a palavra "CONTINUA" em letras vermelhas.

27 comentários:

  1. Curti Pra caralho o reteiro, e acredito que esta estória tem muitas "águas pra rolar".
    Só imaginei que ao invés do Fabio estar comprando droga, ele realmente imaginar sendo assaltado, como se o flash back fosse na verdade uma invenção de qual mentira fosse contar.
    Só queria deixar de dica, utilizar a letra em itálico quando foi objeto e ação no texto, pois assim fica mais compreendido e texto e não atrapalha nas falas dos personagens!!
    Bom Eh isso

    MEEERDA!! Muita Merda pra esse projeto que promete!

    Henrique Sanchez

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo roteiro!Está muito bom mesmo!!!
    sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Meninos, ADOREI a história! MUITO EMPOLGANTE!
    Por mim, nao precisa mexer em nada! Tá ótimo assim! Tá bem explicadinho cada cena, as falas... ADOREI TUDO!
    Parabéns ao grupo por ter tanta criatividade assim.
    Enquanto estava lendo, fiquei imaginando as cenas! kkkkkk..
    MUITO BOM! VCS MERECEM MUITO SUCESSO!

    LEMBREM-SE: Contem comigo SEMPREEEEE!!!!

    Beijos com muito carinho aos quatro!

    Laila

    ResponderExcluir
  4. Olá meninos! Curti muito esta primeira parte do roteiro. Mas concordo com o Dieguinhu (do 1 coment). O flashback poderia ser ele pensando em umas duas possibilidades de resposta ao Rodrigo, -uma pode ser ele perdendo o dinheiro e a outra ele sendo assaltado. Quem estiver assistindo saberá que é mentira, mas só descobrirá no decorrer da estória que o verdadeiro motivo dele (Fabio) não ter dado o aluguel foi o tráfego. Quem sabe em um momento de fraqueza ele conte à namorada, o que renderia o flashback que vcs colocaram no roteiro. Meio confuso, mas acho que deu p/ entender rsrs bjão!

    ResponderExcluir
  5. Opa... acho q não tenho muito o q dizer sobre o roteiro, pois já o li mais d uma vez, e acho q esta muito bom, rs. Muita merda a todos, esse projeto vai estourar.
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Sensacional!!!!!!!!!
    O Blog está muito bem elaborado e parabéns pelo roteiro.
    bjksssssssssssssss meninos!

    Valéria Valério.

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito do roteiro do seu TCC! Acho que vocês estão indo pelo caminho certo, mas poderiam criar um suspense. Em vez de mostrarem o flashback do cara pagando o traficante logo de cara, podiam guardar essa informação, assim, o espectador pode imaginar mil e uma possibilidades, criando uma expectativa... Vou continuar acompanhando a evolução do roteiro.

    ResponderExcluir
  8. Fala, manolos!
    Então...
    O roteiro está muito bom mesmo.
    Agora, dependerá da atuação dos atores e da Direção para que a trama seja bem apresentada ao público.

    Contem comigo para o que precisarem...

    Abraços

    Sucesso

    E MUITA MERDA PRA VCS!

    ResponderExcluir
  9. Legal gente, o piloto aborda assuntos interessantes como vicio em drogas e preconceito que querendo ou não faz parte do cotidiano de muitos, varias confusões na república procurem continuar nessa linha até porque trata se de uma webssérie e ninguém vai querer assistir uma republica só de paz e amor. Lembrem se sempre de trabalhar na personalidade e originalidade de cada personagem pra que não se tornem caricatos do tema, pois o tema a gente encontra em inúmeras historias, mas os personagens Fabio, Sandra Ronaldo e etc a gente só encontra aqui na republica, e a escolha do publico vai depender lógico de uma boa historia, mas principalmente da identificação e posterior admiração e paixão de cada espectador por seu personagem favorito.
    Bom é isso rapaziada buena sorte ai povo, se precisarem de ajuda pra alguma coisa ESTAMOS AI PRA ISSO rsrs

    ResponderExcluir
  10. Olá pessoal,
    Gostei bastante do roteiro mas concordo com o Paulo, um suspense a mais seria interessante...

    Boa sorte!!

    ResponderExcluir
  11. E ae caras, blz?

    Bom, achei um tempinho aqui em meio semana de provas para poder ler e comentar o roteiro de vocês.
    Sendo bem sincero acho que vocês devem manter o personagem comprando drogas no flashback. É uma realidade que acontece todos os dias com pessoas próximas da gente. E algo que eu aprendi na construção do meu roteiro de TCC, é que nossos personagens são criados a partir de pessoas que conhecemos.
    Achei o roteiro bem dinâmico, ou seja, as cenas são fortes e os cortes são rápidos entre uma cena e outra. Tal como imagens de trânsito e caos na cidade.
    Uma coisa que eu senti falta para poder entender o roteiro foi uma sinopse de apresentação do que é a série e também uma descrição dos persnagens. Acredito que isso ajuda muito antes do público ler o roteiro, porque passa a ligar o personagem dentro da cena, já que são muitos e as cenas mudam o tempo todo.

    Parabéns! E precisando contem comigo. O que eu puder fazer para ajudar estarei à disposição!

    Forte abraço!

    Will

    ResponderExcluir
  12. Olá meninos.
    Ai vão algumas dicas para vocês:
    As falas em itálico e a descrição de cena sem itálico. Espaço maior entre as falas e as descrições de cenas, para entender melhor, nao confundir.
    Eu gostei MUITO do roteiro de vocês. Muito bom!

    Beijos
    Haydée

    ResponderExcluir
  13. Poxa meninos me deixou com vontade de quero mais...
    Parabéns....de coração quero vr pronto depois hein
    Beijos e sorte a vcs e a este projeto

    ResponderExcluir
  14. Parabéns! Eu li e analisei roteiro de vcs e está bem construído, tem bons plots. Eu acredito q se não colocar um flash e optar na verdade por mostrar uma expressão dele ou até apresentar somente a desculpa qlqr da personagem, isso pode contribuir com um suspense.

    Bjss pessoal e boa sorte!!! pois vcs tem td pra alcançar o sucesso pretendidooo!!!

    Clau

    ResponderExcluir
  15. Ae cambada =D

    eu li o roteiro e curti... apoio o que o diego disse e acho que ele finalmente disse algo que pôde ser utilizado...

    curti os temas, achei pertinentes e bem trabalhados.

    boa sorte aí com a budega!

    ResponderExcluir
  16. Eu gostei bastante da primeira parte do roteiro, porém acho que vcs devem pensar muito bem no lance de execução, tipo as locações na hora do TCC tem que ser muito bem pensadas pra não ficar um lance "falso". E também o fato de mostrar tudo acontecendo ao mesmo tempo faz com que o espectador se confunda, então tem que ser bem explicado e com atores bem característicos pra pessoa conseguir ligar com facilidade!!!!

    É isso aí galera, boa sorte e paciência, pq TCC exige e muita!!!

    Beijos...

    ResponderExcluir
  17. E ae galera, finalmente tive tempo pra ler o roteiro inteiro. Pelo que li o roteiro esta muito bom, um tema com jovens sem ser estilo malhação abordando temas que realmente afligem nossa sociedade, falta de grana, drogas, relacionamentos heteros e gays, enfim, aborda temas complicados de falar sem ser apelativo e tão pouco parecer uma malhação da vida.
    Quanto aos flashback que todos estão criticando, acredito que dentro desse piloto eles cabem bem pra trama, não fogem do contexto do roteiro.
    A unica preocupação que vocês devem ter é prender a atenção de quem vê o video, da mesma forma de quem lê o roteiro, tendo isso em vista o resto é o de menos.

    Abraços Zuzu Berg

    ResponderExcluir
  18. iae curti o roteiro de vocês, comecei a ler e o texto ai já prendeu minha atenção fui ate o fim hehhe isso quer dizer que esta muito bom a historia esta legal parabéns vocês vão longe boa sorte!!

    ResponderExcluir
  19. Oi Lê... oi meninos..

    Bom, gostei mto do roteiro, começaram mtooo bem, envolvente eu diria!!!

    Não sei se a ideia é essa, mas , acho legal escrachar um pouco, palavrões, gírias e tal..mas quando é em excesso, ao meu ver, fica mto pesado, mesmo sendo um roteiro jovem acho que poderia diminuir um pouco os palavrões..

    No mais,a ideia do suspense acho mto boa e tornará a historia muito mais envolvente do que já está....

    O melhor de um roteiro é o espectador imaginar a cena, se identificar com ela de alguma forma e vcs conseguiram isso..quero mto ler os proximos capitulos!!

    Boa sorte......

    beijos
    Fabi

    ResponderExcluir
  20. Oi Sheik,

    Histórias da vida real sempre são aclamadas pelo público. São fatos recorrentes da nossa sociedade que convive com essas distorções culturais e econômicas diariamente. O roteiro foi bem elaborado porque envolve preconceito, vício em drogas, família desestruturada e outros adendos. Acredito que o drama proposto devia ter um pouco de sarcasmo em algumas cenas como na cena das "sapatas" no que se refere as falas. Em geral, tem que haver um diferencial com a marca de vocês pra chamar atenção da crítica e atraí-los para o projeto. No mais vcs estão de parabéns!

    abraços,

    Ricardo

    ResponderExcluir
  21. Ola galera! A trama esta legal... prende a atenção de quem esta lendo com certeza! A parte das duas minas se beijando é que eu procurei fixar mais atenção, mas acabou ali...(frustado), é contra a lei de Deus, não tem nda haver com um lar (família). Mas é cada um na sua! Vcs poderiam dar um desfecho com uma viatuara passando no local e todos na DP! vlw

    ResponderExcluir
  22. Olá!!!! Concordo com a idéia do suspense pois prende a atenção do público para os próximos episódios... Acho que durante as falas, vocês deveriam citar mais o nome dos personagens, até pq na hora de assistir não iremos saber quem é quem hehehehehe...
    Mas achei muito legal mesmo, a dinâmica entre as cenas, os temas super atuais, vão cativar bastante o público jovem...
    Boa sorte...

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Aí meninos, gostei bastante do roteiro, no começo fiquei meio perdida no momento do flash back, mas depois lendo de novo deu p entender melhor, achei legal também o que o Diego disse,numa República não existe só maravilhas, e o legal é que vcs estão abordando essa questão de drogas e lesbianismo, e talz...coisas que estão no nosso cotidiano, mas muitas pessoas insistem em fazer "vista grossa" e achar que isso não "existe", boa sorte pra vcs, vão por aí, o caminho é esse.
    Bjuxxx
    Rita Basile

    ResponderExcluir
  25. Olá pessoas. Até que enfim consegui ler.
    Então concordo com o povo na questão do suspense que não houve no flashback e que realmente tem que situar o público do que se trata a história, quem são os personagens e tal, no mais achei bacana o contexto e acredito que vocês terão que adaptar os palavrões para a apresentação do tcc em si né? rsrs Parabéns.
    Bruna Lino

    ResponderExcluir
  26. Então gente,
    Primeiramente desculpe a demora em ler, não tava dando mesmo. Gostei muito da agilidade do roteiro. Acredito que é essa a intenção de vocês já que se trata de um produto multiplataforma. Nesta velocidade toda só senti falta de conhecer mais as personagens.A história já começa com um tapão na fuça e isso fica vazio quando a gente não sabe o que está acontecendo. O quê a Sandra fez? Por que esse ódio da Sofia? Tá certo que sogra é foda, mas geralmente elas agridem ironicamente às noras a não ser que haja um bom motivo para bater. Faltou esse motivo. Sugestão: por que não apresentar teasers antes da estréia falando mais sobre as personagens. Tipo no máximo uns cinco minutos, só por que a gente tenha a referência de quem é mocinho e quem é vilão. Porque eu não sei se a Sandra fez algo de muito grave para merecer o tapa. Vai que a Sofia tem razã? Achei bacana a questão de abordarem o tema de drogas e tals, os palavrões dão um clima "coloquial" à história. É tipo realidade mesmo, mas tentem não exagerar para não cair no mau gosto.
    Agora me permitam um comentário pessoal? Do Jacques mesmo, não do Pejota. Desculpa, como gay eu tenho que falar (rsrs não me controlo), acredito que vocês tem que ter muito cuidado em dramatizar o casal de meninas. Tudo tem que ser tratado com muita delicadeza, não só por serem meninas, mas por tudo o que vem acontecendo com homossexuais. Eu sei que vocês querem vender e tals... e a abordagem que vocês dão permite um formato "comprável" recheado de polêmicas, violência... Mas reflitam que o assunto da violência homofóbica está sofrendo uma transformação neste exato momento, com homofóbicos se mostrando, inclusive publicamente, incitando guerra (acredito que teremos más noticias na Parada Gay deste ano), com isso acho que como o produto de vocês cita o tema, seria legal se posicionar sobre o assunto. A história do jeito que está seria um prato cheio para homofóbicos! Resta saber que tipo de público (em relação a este caso específico) voces querem para o seu produto? Homofóbicos? Simpatizantes? Até defendo que haja o ataque, mas não logo no primeiro capitulo, antes do público ver que este casal é um casal do bem, tipo "lesbica sim, por que amo minha namorada e não por que sou 'safada'". Desculpa levantar a bandeira aqui, este sou eu, não tem como...
    No geral, parabéns pelo trabalho! Tá vendável, como vocês queriam. :)

    abç

    Pejota

    ResponderExcluir
  27. Olá!
    Demorei, mas li o roteiro e alguns comentários. Eu acho legal a dinâmica do programa, porém tem muita história muito pesada de uma vez, não tem um momento para o espectador respirar. Seria um programa que eu não assistiria dependendo do meu dia.
    De repente uma das histórias poderia ser "feliz", como disse o amigo aí acima, a de lésbicas poderia mostrar o outro lado.
    E sobre a forma textual de apresentar ao público para mudar, talvez seria melhor não ser em roteiro, que é mais difícil e chato para quem não é de nosso meio.
    Bom, essas são minhas dicas e opiniões.
    Qualquer coisa estou à disposição!
    Beijos e boa sorte

    ResponderExcluir